A Comissão do Centenário

Presidida pelo Professor Fernando Catroga a comissão responsável pelo programa das comemorações do centenário, integra um conjunto de cidadãos de diferentes gerações e de vários quadrantes profissionais.

O Professor Doutor Fernando Catroga é professor jubilado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra - Instituto de História e Teoria das Ideias sendo a sua área de atividade cientifica a História das Ideias, com temas tão diferentes como a História da História, o Cientismo, o Positivismo, o Laicismo, o Republicanismo, a História das Ciências, de entre outros. Natural de Abrantes nasceu em julho de 1945 na Rua da Fonte em S. Miguel do Rio Torto. Estudou na Escola Primária da localidade de nascença, vindo mais tarde a frequentar o Ensino Secundário na então EICA (Escola Industrial e Comercial de Abrantes), integrando ainda a Associação dos Antigos Alunos da EICA.
 
Mais tarde seguiu para Lisboa para estudar Economia no então ISEF, mudando entretanto de curso para frequentar Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. 

Ao que apurámos o Professor Doutor Fernando Catroga foi um ativista nas lutas estudantis contra a ditadura e participou ainda na Crise Académica de 1969. Depois de concluir Filosofia foi convidado a dar aulas na Faculdade de Letras de Coimbra até à sua tese de doutoramento em 1988, tendo granjeado em 2003 o cargo de Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, continuando a lecionar até à sua jubilação a 25 de maio de 2015. Em outubro de 1998 foi condecorado pelo presidente da República com a comenda da Ordem de Santiago e em 2001 recebeu no Brasil a medalha de honra da Universidade de S. Paulo.
Para além da sua participação ativa em conferências em Portugal e em países como Espanha, França ou Brasil, foi presidente da comissão científica do grupo de história da Faculdade de Letras de Coimbra e diretor da revista História das Ideias, da qual ainda faz parte.
 
O grupo de trabalho  

Fernando Catroga – Professor catedrático
Humberto Felício – Artista
Isabel Cavalheiro – Professora de História
Isilda Jana – Professora de História
Joaquim Candeias da Silva – Professor de História e Historiador
José Martinho Gaspar – Professor de História e historiador
Liliana Vasques – Coordenadora da Universidade Aberta (Centro Local de Aprendizagem de Abrantes)
Manuel Gonçalves – Professor de Educação Física
Nuno Gomes – Professor de Matemática
Pedro Costa – Arquiteto


Neste sítio são utilizados cookies de forma a melhorar o desenpenho e a experiência do utilizador. Ao navegar no nosso sítio estará a concordar com a sua utilização. Para saber mais sobre cookies, consulte a nossa politica de privacidade.